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Plano de Controle Emergencial  Empty Plano de Controle Emergencial

Ter Set 08, 2020 10:19 pm
COMANDO DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL
Plano de Controle Emergencial  Csi10
PLANO DE CONTROLE EMERGENCIAL




1. Introdução

Para se prever os riscos, é importante avaliar todas as etapas do processo e os meios de serviço nos batalhões e quartos auxiliares. Devemos ter também pessoas treinadas e capacitadas para controle de tal situação. O Plano de Controle Emergencial tem por objetivo estabelecer procedimentos a serem seguidos mediante ao acontecimento de alguma emergência ou acidente.

2. Definições

Acidente: Situação sem intenção ou objetivo de prejudicar a segurança da instituição, podendo ou não causar danos e/ou impactos.
Emergência: Situação que representa risco à segurança da instituição ou que objetiva causar transtornos, e requer uma intervenção rápida a partir deste documento, seguindo procedimentos específicos.
Procedimento básico: Procedimento que deve ser aplicado inicialmente em casos de emergências.
Procedimento avançado: Procedimento que deve ser aplicado somente em progresso/continuidade da emergência após a aplicação do procedimento básico.
Procedimentos únicos: Estes devem ser aplicados em conjunto, independente de sua continuidade ou não.
Evacuação de área: Saída ordenada de todos os ocupantes de uma área onde está ocorrendo uma emergência, para um local seguro pré-estabelecido.
Exercício simulado: Evento planejado no qual um cenário acidental é simulado para verificação dos procedimentos de resposta.
Dependências: Todo e qualquer ambiente que esteja sob jurisdição da Polícia Militar Revolução Contra o Crime.

3. Caracterização do Empreendimento

3.1 Características da Polícia Militar Revolução Contra o Crime:

- 1° Batalhão;
- 2° Batalhão;
- 3° Batalhão;
- Batalhão Auxiliar;
- Corredor Principal;
- Quartos de Companhias;
- Quartos de Sub-Companhias;
- Salas de Pagamentos e Reuniões.

3.2 Acessos:

- Navegador do Habbo Hotel;
- Teletransporte do Corredor de Companhias;
- Teletransporte do Corredor de Sub-Companhias;
- Teletransporte do Corredor dos Instrutores.

4. Acionamento do Plano:

Os membros do Comando de Segurança Institucional, identificados pela boina vermelha, são prioridades no acionamento do Plano de Controle Emergencial, realizando as etapas por ele definidas. Desta forma, qualquer policial que evidenciar a ocorrência de quaisquer eventos anormais no batalhão deve imediatamente comunicar estes militares. Na ausência dos membros do CSI, somente o Oficial da Guarda, portador de direitos, poderá protocolar o acionamento do plano, além de comunicar o mais rápido possível a um membro do comando.

4.1. Comando de Segurança Institucional:

- Repartição de Ações Interventivas e Ostensivas (RAIO);
- Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE);
- Serviço Secreto (P2).

5. Emergências e seus procedimentos

Gravidade 1

System fora do ar: Impossibilidade do acesso ao system pelo seu domínio principal ou secundário, sendo por meio de uma manutenção dos administradores da plataforma, pela queda da hospedagem, ou por outros motivos que o tornem inacessível.

Procedimentos únicos:

- Dar sentido a toda a sala de controle;
- Solicitar que os operadores não atualizem suas listagens e requerimentos;
- Avisar que somente poderão entrar:
Soldados/sócios que constem nas listagens disponibilizadas pelo Centro de Recursos Humanos;
Praças com seus devidos grupos de patente ou o grupo do Corpo Executivo, em caso de executivos.

Procedimentos em casos de desligamentos:

- Alertar todos os policiais presentes sobre o desligamento;
- Manter uma lista de todos que foram desligados.

Gravidade 2

Ataque de negociações: Utilização indevida e constante da ferramenta “negociar” por meio de usuários mal-intencionados com o objetivo de causar transtornos dentro dos batalhões, podendo causar, travamentos e queda de conexão do jogo.
Ataque de flood: Poluição visual provocada por frases citadas constantemente por usuários mal-intencionados com o objetivo de causar transtornos nas dependências.
Ataque de bots: Na prática, bots são como programas de computador (software) criados para rodar pela internet realizando tarefas repetitivas e automatizadas. Eles são permitidos no jogo, mas causam diversos transtornos dentro da plataforma e são indesejados pelos usuários.

Procedimento básico: Kickar ou mutar os usuários mal-intencionados constantemente, de acordo com o que for condizente à situação.
- Demais policiais com direitos poderão auxiliar no acionamento através de kicke e mute.
Procedimento intermediário: Instruir os policiais a calarem e denunciarem os indivíduos em questão, reduzindo os efeitos da ação.
- Em casos de floods infindáveis, o responsável pelo acionamento poderá utilizar a ferramenta de preferências para silenciar todos.
Nota: O policial que for alvo do ataque de negociação poderá, para inibir o efeito, manter uma janela de negociação com algum policial.

Gravidade 3

Ataque de movimentação de mobílias: Movimentação de mobílias não autorizada com o objetivo de causar transtornos.
Ataque de mute: Mute não autorizado de policiais com o objetivo de causar transtornos.
Ataque de kike: Expulsão não autorizada de policiais com o objetivo de causar transtornos.

Procedimento básico: Printar e salvar toda a lista de usuários presentes no quarto, podendo ser vista através do comando :chooser.
- Caso não tenha HC, solicite que um policial de confiança o realize. É necessário printar e salvar o pedido.
Procedimento intermediário: Encaminhar os policiais com direitos ao Corredor Principal, de preferência acompanhados de um membro do CSI.
- É obrigatório que todos que possuem direitos retirem-se do local, ficando somente o Oficial da Guarda (de preferência um membro do CSI).
Nota: Em ataques de mute ou kick, é necessário que o policial de patente igual ou superior a sargento alvo da ação printe o ocorrido.
Nota²: Após o encerramento do ataque, os prints devem ser encaminhados ao Setor de Inteligência.

Gravidade 4

Ataque total ao batalhão: Movimentação repentina e constante de mobílias do batalhão, com o objetivo de comprometer a estrutura e a segurança institucional, tornando impossível a sua contenção.

Procedimentos únicos:

- Printar e salvar constantemente até a finalização do ataque toda a lista de usuários presentes no quarto, podendo ser vista através do comando :chooser;
- Caso não tenha HC, solicite que um policial de confiança o realize. É necessário printar e salvar o pedido.
- Dar sentido a todo o batalhão e ordenar a evacuação imediata e total do batalhão.
- Os policiais que insistirem em ficar deverão ser expulsos, exceto membros do CSI.

Nota¹: Após o encerramento do ataque, os prints devem ser encaminhados ao Setor de Inteligência.

Nota: É dever do Oficial da Guarda, na ausência de um membro do Comando de Segurança Institucional, acionar o Plano de Controle Emergencial de acordo com suas diretrizes, zelando pela segurança institucional da Polícia Militar Revolução Contra o Crime. Se este descumprir qualquer de suas normas, estará sujeito às punições previstas no Art. 18º do Código Penal Militar por Abandono de dever/Negligência.

Nota²: Todo Oficial da Guarda deverá ler o documento "Diretrizes: Comando do Batalhão" antes de assumir o posto.

6. Exercícios simulados:

6.1. Simulações de Base:

As simulações de base devem ocorrer, no mínimo, 2 vezes por mês e deverão ser realizados pelos membros da Equipe do Corpo de Oficiais Generais. Caso não ocorra, a presidência de tal equipe poderá ser punida por incompetência administrativa.

6.2. Simulações de Ataques

Apenas os membros do Setor de Inteligência podem solicitar autorização ao Alto Comando Supremo para realizar simulações de situações de ataques reais em batalhões.
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